Grupos & Atividades
Informativos
Cadastre-se para receber nossos informativos e outras notícias.
Evento em Destaque
Grupo de Danças Zrínyi
A história do grupo começa em 18 de Agosto de 1981, quando seus fundadores, Gábor Gyuricza e Emese Bálint, percebendo a importância de se preservar as tradições de seus antepassados, reúnem os jovens da colônia húngara de São Paulo com o objetivo de estudar e divulgar essas tradições.
Assim nasceu o Zrínyi Muvészegyüttes, ou, Grupo Folclórico Húngaro Zrínyi, que partindo da necessidade de recolher informações para compor seu repertório, fez da pesquisa minuciosa uma de suas bases mais importantes.
Essa preocupação com a pesquisa dos costumes autênticos já levou e tem levado vários de seus integrantes a viagens pela Hungria e antigos territórios húngaros, onde pudessem estudar e atualizar seus conhecimentos, mantendo contato com mestres e artistas locais, absorvendo experiências e vivências, resultando na mais pura arte folclórica, seja na dança, música ou qualquer outra representação artística.
O grupo conta com a preciosa orientação de renomados professores e coreógrafos que vêm ao Brasil para ensinar e elaborar novas coreografias, como Zoltán Varga e Beáta Lőrincz, Károly Falvay, Zoltán Farkas ‘Batyu’ e Ildikó Tóth ‘Fecske’, Tibor Makovinyi e Mariann Truppel, Attila Márton e Zsuzsanna Bárdos, Szabolcs Lengyel ‘Micsi’ e Gyöngyvér Hortobágyi.
Atualmente o grupo Zrínyi é coordenado por Gabriel Lajtavary, que vêm desenvolvendo com o grupo um trabalho de reconstrução com o antigo repertório do Zrínyi e trabalhando em novas coreografias. Apresentando e representando o típico folclore húngaro e possibilitando ao público que conheça a alegria do povo, a colheita, a canção, a brincadeira e claro, a paixão e o amor. Criando uma singela coreografia e dando vida e graça aos movimentos da dança. A equipe compartilha toda a riqueza da cultura húngara com companheiros húngaros e de outras nacionalidades, que se reúnem semanalmente para criar, desenvolver e ensinar seu repertório de coreografias, estando sempre aberto a visitantes e para fazer novos amigos.